Resumo Filme: Tróia (2004)
O filme Tróia (2004) baseado no texto poético a Ilíada, creditada a Homero, trata do épico conflito entre gregos e troianos, desencadeado pela fuga de Helena, a esposa do rei de Esparta, Menelau, que resolveu fugir com Páris, o príncipe troiano. Esse episódio levou a união dos exércitos gregos liderados por pessoas como Ulisses, do semideus Aquiles e outros.
O filme se inicia com Agamemnon em Tessália, prestes a conquista-la. Porém ele e o outro rei resolvem fazer uma batalha diferente, o melhor herói do exército de Agamemnon contra o melhor herói do exército de Tessália. Desse modo temos a luta entre Aquiles e Boagrius, um gigante. Aquiles acaba por vencer a batalha golpeando Boagrius com uma faca.
Logo depois aparecem cenas de Páris, filho do rei de Tróia, em missão diplomática a Esparta, junto a seu irmão Heitor. Enquanto estava em Esparta, Páris acabou se apaixonando por Helena, mulher de Menelau, o rei de Esparta e irmão de Agamemnon.
Páris resolve então fugir com Helena para Tróia, porém tem a ideia rejeitada por seu irmão, ainda assim ele acaba por leva-la, despertando a fúria de Menelau.
Menelau resolve então declarar guerra a Tróia e para isso conta com a ajuda de seu irmão Agamemnon que só estava interessado em conquistar toda a Grécia.
Agamemnon tinha alguns planos e para realiza-los precisaria da ajuda de Aquiles, filho da deusa Tétis. Por isso ele pediu a Ulisses que fosse convencer Aquiles a lutar junto a Menelau. Quando Ulisses foi à procura de Aquiles ele o encontrou treinando seu primo Pátroclo, com quem segundo alguns historiadores, compartilhava uma relação homoafetiva.
Aquiles antes de tomar uma decisão procurou sua mãe, a deusa Tétis, que lhe deu algumas opções. Ele acabou por escolher aquela que o favorecia e era o que ele realmente queria: “[...] vai para a guerra e morre, mas terá seu nome lembrado por todos para sempre”.
Tomada à decisão de Aquiles, Agamemnon partiu rumo a Tróia levando todo o exercito para enfrentar a poderosa muralha da cidade, localizada na Troáda. Ao chegar à praia de Tróia, Aquiles e a tropa de Agamemnon a conquistam com muita facilidade. Logo depois Bríseis, prima de Páris, é raptada e oferecida a Aquiles como prêmio e assim surge um novo romance.
Aquiles acaba por discutir com Agamemnon e se nega a entrar no campo de batalha com os outros guerreiros, causando uma grande reviravolta. Os troianos começam a dominar a guerra e Pátroclo vendo todo o estrago que estava sendo feito pelo exercito de Tróia, tem a estupida ideia de vestir a armadura de Aquiles, enganou os mirmidões e os levou para a guerra.
Pátroclo acaba sendo morto por Heitor, príncipe de Tróia e irmão de Páris. Aquiles ao saber (que seu macho fora morto) ficou com muita raiva e foi atrás de Heitor sozinho. Ao chegar à muralha de Tróia, gritou incansavelmente pelo nome de Heitor, que resolveu lutar e acabou sendo derrotado por Aquiles.
Aquiles amarrou Heitor em sua quadriga e o arrastou na frente de todos. Mais tarde Príamo, o rei de Tróia e pai de Heitor, visitou Aquiles e o pediu de joelhos para que o deixasse fazer um funeral digno para seu filho. Aquiles acaba por aceitar o pedido de Príamo e ainda liberta Bríseis.
Dias mais tarde, Ulisses que era muito inteligente teve a ideia de fazer um cavalo de madeira, onde colocou guerreiros dentro dele, escondeu todos os navios no outro lado da praia e deixou alguns guerreiros mortos próximos ao cavalo para dar a ideia de que uma “peste” tinha se espalhado.
Os troianos ao verem o imenso cavalo, acreditaram que fosse uma oferenda de Poseidon, como um pedido de desculpa por tudo que tinha feito anteriormente e levaram o cavalo para dentro de Tróia. Durante a madrugada os guerreiros saíram de dentro do cavalo e abriram o portão da muralha da cidade, que assim começou a ser destruída.
Aquiles foi junto com o objetivo de salvar Bríseis. Agamemnon acabou por matar Príamo e depois fora morto por Bríseis. Aquiles salvou Bríseis e depois apareceu Páris que matou Aquiles com uma flecha no calcanhar. Ele se despediu de Bríseis e Tróia foi dominada. Aquiles conseguiu com que seu nome fosse lembrado por todos para sempre.





5 Comentários